quinta-feira, outubro 26, 2006

Indie legal com Ryan Gosling


Segunda-feira, 23 - HALF NELSON

Pra encerrar a segunda-feira, escolhi Half Nelson, filme do estreante Ryan Fleck. Desde que ouvi falar dessa fita, nos festivais de cinema americano independente, fiquei a fim de ver pela presença do jovem e carismático ator canadense Ryan Gosling (Cálculo Mortal, Tolerância Zero, Diário de uma Paixão) como protagonista. E sua atuação é mesmo o melhor motivo pra ver o filme. Pra saber o que significa o título, tive que dar uma busca no Google... Half Nelson é um golpe de luta livre em que o sujeito fica paralisado por uma chave de braço do adversário.

O filme é sobre Dan, um professor de História numa escola secundária para alunos pobres (maioria negros e latinos) do Brooklin. Ele estimula o ensino fora dos padrões convencionais, provocando o raciocínio dos jovens para interessarem-se politicamente na questão do racismo nos EUA. Dan é também um idealista fracassado, que mora só e se afunda em bebida e drogas pesadas. Um dia uma de suas alunas, a negra adolescente Drey (Shareeka Epps), o flagra drogando-se no banheiro da escola. Drey também está inevitavelmente ligada ao tráfico de drogas, na área pobre em que vive.

A cumplicidade entre esses dois losers da América será o eixo da narrativa, que fica no meio do caminho entre o discurso politicamente correto (há ótimas inserções de famosos casos de preconceito racial e sexual da História americana, em trabalhos de sala de aula) e o desenvolvimento dessa delicada relação entre um professor branco e uma aluna negra, numa ambiente adverso em vários níveis. Os personagens são vividos com brilho tanto por Ryan Gosling quanto pela novata mirim. Half Nelson é uma boa estréia de Ryan Fleck, que evita julgamentos maniqueístas mas também não chega a tocar nas questões de forma mais profunda ou provocante. Mais um pequeno filme americano independente, correto e competente, onde as maiores qualidades estão no roteiro bem amarrado e na direção de atores. Tem cheiro de Oscar, deve ser lançado comercialmente em breve.

Nenhum comentário: