quarta-feira, outubro 22, 2008

MOSTRA SP | Quinta 23 e sexta 24


Nessa quinta-feira completam-se sete dias de mostra, mas mesmo depois de meio caminho andado há muita coisa pra se assistir. Hoje serão exibidos alguns filmes já bem recebidos em sessões anteriores, como Horas de Verão (FOTO), de Olivier Assayas, drama sobre dois irmãos e uma irmã (Juliette Binoche) que relembram a infância após a morte da mãe.

O documentário pernambucano KFZ – 1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, sobre um fusca que passou por proprietários e gerações bem diferentes terá hoje sua primeira sessão na mostra (a montagem é de Daniel Bandeira, diretor do já exibido Amigos de Risco.), enquanto Adoração, do egípcio Atom Egoyan, terá a sua última depois de receber críticas positivas.

Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman, deve lotar suas duas últimas sessões – uma hoje e outra amanhã – em grande parte por causa de seu estrelado elenco que conta com Phillip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Michelle Williams, Emily Watson, Samantha Morton, Hope Davis, Jennifer Jason Leigh e Dianne Wiest. O documentário Confissões de Super-heróis, de Matthew Ogens, chamou atenção ao retratar a vida de pessoas que se caracterizam de Superman, Batman, Mulher-maravilha e Hulk pra ganhar a vida na calçada da fama.

Hoje também é a última chance de conferir Fim de Verão, de Yasujiro Ozu, penúltimo filme do cineasta japonês. O longa foi escolhido por Wim Wenders e a sessão é gratuita. Destaque também para Kinogamma, de Siegfried, filme mudo e dividido em duas partes que promete uma experiência puramente cinematográfica.

Sexta-feira cheia de sessões especiais: o oscarizado Carruagens de Fogo tem hoje a primeira de duas exibições em homenagem ao seu diretor Hugh Hudson; Mundo Grua e Do Outro Lado da Lei terão sessões seguidas na retrospectiva Pablo Trapero; O canadense Meu Winnipeg de Guy Maddin, diretor do festejado Brand Upon The Brain!, será exibido junto com Pornô Verde, curta dirigido por Isabella Rossellini e Jody Shapiro, que é fotógrafo do filme de Maddin; e Retransformafrikando Filme Show será uma apresentação única e multimídia concebida e produzida por André Abujamra, que terá participações de Antônio Abujamra, Hugo Hori e Fernanda Takai.

A sexta ainda terá sessões de Conhecendo Andrei Tarkovsky, onde o cineasta Dmitry Trakovsky sai em busca do legado de seu diretor favorito; A Vida Moderna, documentário onde Raymond Depardon questiona o que será da vida de fazendeiros do interior francês no mundo atual; O Silêncio de Lorna, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, onde uma garota se vê presa a um mórbido segredo; e A Erva do Rato, de Julio Bressane, onde Ele (Selton Mello) e Ela (Alessandra Negrini) iniciam um estranho relacionamento, livremente inspirado nos contos A Causa Secreta e Um Esqueleto, de Machado de Assis.

Nenhum comentário: