quarta-feira, outubro 15, 2008

Mostra SP 2008 | por Filipe Marcena

Começa a edição 2008 da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, festival que pára a capital paulista e abre as portas de suas salas de cinemapara o que há de mais interessante no cenário cinematográfico atual, para o delírio dos cinéfilos de plantão. Nas telonas da maior metrópole do Brasil serão projetados novos filmes de diretores reconhecidos, filmes de diretores nem tão conhecidos, reapresentações de clássicos e homenagens a diretores consagrados ou que merecem ser redescobertos. Esse ano tem retrospectivas de Ingmar Bergman e do japonês Kihachi Okamoto, exibição especial da série em 15 capítulos Berlin Alexanderplatz de Rainer Werner Fassbinder e homenagens a Hugh Hudson e Pablo Trapero (que estará presente para uma Oficina de Cinemadurante a Mostra), além de uma seleta lista de filmes escolhidos por Wim Wenders, incluindo clássicos de Ozu e Truffaut. Agende-se para esses 14 dias de cinefilia radical!

LONGAS FILAS

Entre os filmes que certamente causarão correria atrás de ingressos estão os novos trabalhos de Woody Allen (Vicky Cristina Barcelona), Ed Harris (Apaloosa, seu segundo filme como diretor), Jonathan Demme (O Casamento de Rachel, com Anne Hathaway), Michel Gondry (Rebobine, Por Favor), Guy Ritchie (Rock’n’Rolla), Guel Arraes (Romance), Bruno Barreto (Última Parada 174) e o mais recente longa dos irmãos Coen, Queime Depois de Ler, estrelado por Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich e Tilda Swinton. Prometem lotar sessões também uma nova versão de Wong Kar Wai (Cinzas do Tempo Redux, de 1994) e, claro, as duas sessões para O Poderoso Chefão de Coppola.

Ainda fazem parte da seleção filmes que entram em cartaz em breve nos multiplexes, como as comédias O Roqueiro de Peter Cattaneo e Segurando As Pontas de David Gordon Green, a adaptação do game Max Payne, blockbuster com Mark Wahlberg. Um caso a parte é o novo longa de Steven Solderbergh, Che. O protagonista Benicio Del Toro estará presente na cidade para prestigiar o filme, que será exibido na íntegra (4h28 de duração), e não dividido nas duas partes em que será lançado comercialmente, como aconteceu parecido com Grindhouse de Tarantino e Rodriguez no ano passado.

Nenhum comentário: