Sexta-feira, dia complicado para tirar entradas, consegui uma para a última sessão de A Erva do Rato, de Julio Bressane, em concorrida sessão esgotada, para o novo multiplex do luxuoso shopping Bourbon, novas salas no circuito da Mostra. A sala, com apenas 60 lugares e um confortável sofá como última fila, curiosamente teve sessão vazia, não mais que 20 espectadores, sinal de que a produção do filme deve ter distribuído convites que não foram utilizados.
Filme é baseado livremente em dois textos de Machado de Assis, A Causa Secreta e Um Esqueleto. Bem recebido no Festival de Veneza, o filme é uma experimento literário e pictórico, com referências como Edouard Manet, onde destaca-se o trabalho de fotografia e iluminação de Walter Carvalho, trabalhando em formato largo de tela (CinemaScope). De dificílima digestão para o público médio, o filme só terá carreira comercial graças aos atores principais, Selton Mello e Alessandra Negrini. No filme, os protagonistas sem nome Ele e Ela, conhecem-se num cemitério e iniciam um estranho relacionamento conjugal, marcado por elementos simbólicos repulsivos, como ratos e esqueletos, além do uso da própria imagem, em fotos eróticas que Ele realiza com Ela. Para iniciados na fase atual de Bressane, o filme é uma experiência válida, mas não tão interessante como Filme de Amor (2006), por exemplo.
Cotação: Regular
Fernando Vasconcelos
Filme é baseado livremente em dois textos de Machado de Assis, A Causa Secreta e Um Esqueleto. Bem recebido no Festival de Veneza, o filme é uma experimento literário e pictórico, com referências como Edouard Manet, onde destaca-se o trabalho de fotografia e iluminação de Walter Carvalho, trabalhando em formato largo de tela (CinemaScope). De dificílima digestão para o público médio, o filme só terá carreira comercial graças aos atores principais, Selton Mello e Alessandra Negrini. No filme, os protagonistas sem nome Ele e Ela, conhecem-se num cemitério e iniciam um estranho relacionamento conjugal, marcado por elementos simbólicos repulsivos, como ratos e esqueletos, além do uso da própria imagem, em fotos eróticas que Ele realiza com Ela. Para iniciados na fase atual de Bressane, o filme é uma experiência válida, mas não tão interessante como Filme de Amor (2006), por exemplo.
Cotação: Regular
Fernando Vasconcelos
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