segunda-feira, novembro 01, 2010

Donas-de-casa desesperadas


Vencedor do prêmio de melhor direção no último Festival de Sundance, TRÊS QUINTAIS é uma irregular dramédia que desconstrói a família média americana, tema mais que batido no cinema independente yankee (vide Cyrus, Minhas Mães e Meus Pais e Sentimento de Culpa, todos em exibição na 34ª Mostra). Como o título já denuncia, o filme conta três histórias que ocorrem numa tarde de outono: uma dona-de-casa (Edie Falco, da série A Família Soprano) que recebe uma famosa atriz de Hollywood (Embeth Davidtz) em sua casa e se oferece para apresentar-lhe a cidade; um pai de família (Elias Koteas) que deixa esposa e filha em casa para uma viagem de negócios mas não consegue sair da cidade; e uma garotinha que acidentalmente leva consigo uma pulseira de sua mãe para a escola, enfrentando perigos ao longo do caminho ao perder o ônibus escolar. As únicas coisas que conectam as histórias são a temática e o fato de todas acontecerem na mesma cidade. Os problemas já começam no roteiro do próprio diretor Eric Mendelsohn, às vezes sagaz e bem resolvido e às vezes pobre e pouco desenvolvido. TRÊS QUINTAIS sabe criar personagens, como a aspirante a garçonete que aparece no núcleo de Elias Koteas, mas parece não saber o que fazer com eles. O elenco oscila por causa do texto, sendo Edie Falco a única que não se atropela na atuação. Lutando contra o filme, a esforçada mas falha câmera de Mendelsohn, que adota o zoom e os raios solares como estética, povoando o filme com imagens feias, irritantes e em um digital sem vida. Ao fim a impressão é a de que o autor do filme pode ter uma longa carreira escrevendo e dirigindo para séries como Desperate Housewives.

TRÊS QUINTAIS
de Eric Mendelsohn EUA 2010
Visto 28/10 no Arteplex 3
por Filipe Marcena
Cotação: REGULAR

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