quinta-feira, outubro 29, 2009

Quero Ser Paul Giamatti


Charlie Kaufman já fez escola. EU, ELA E MINHA ALMA, da estreante Sophie Barthes, é um filho direto do autor americano conhecido por escrever roteiros mirabolantes, como o do recente e ótimo Sinédoque, Nova York que foi exibido na Mostra no ano passado. Essa produção independente mistura conceitos de dois filmes do Kaufman em um: Paul Giamatti, que interpreta a si mesmo (Quero Ser John Malkovich) está frustrado com sua carreira de ator. Ele não consegue interpretar um difícil personagem de Tchekov e, a fim de atingir melhores resultados de atuação, decide extrair e armazenar sua alma através da empresa do Dr. Flintstein (Brilho Eterno, trocando as memórias pelas almas), interpretado por David Strathairn. Mas sua alma se perde e vai parar nas mãos de uma aspirante a atriz russa (Katheryn Winnick, idêntica a Scarlett Johasson) através do tráfico de almas e Paul busca a ajuda da traficante Nina (Dina Korzun) para recuperá-la. Giamatti tem alguns momentos engraçados e o filme tem uma ou outra sacada interessante sobre a sociedade moderna, mas é tudo muito deridativo e sem grandes novidades, perdendo a força da premissa com o passar da projeção. Barthes também peca ao desperdiçar seu elenco, especialmente Emily Watson, que pouco tem a fazer no filme como a esposa de Giamatti.

Por Filipe Marcena
Cotação: REGULAR
Visto em 27/10 no Cinesesc

2 comentários:

Heber Costa disse...

Caracas... pelo poster já dá pra ver que é totalmente Kaufman. Mesmo ser ter lido a resenha, já lembrei logo do poster de Adaptação.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!