domingo, outubro 25, 2009

Loach mostra outro ângulo do futebol


O carteiro de meia-idade Eric (Steve Evets) vive uma fase atormentada de sua vida. Sua família está em crise, sua segunda esposa sai da prisão mas não volta pra casa e seus enteados vivem procurando problemas. A situação começa a mudar quando o espectro do ex-jogador do Manchester United Eric Cantona (interpretando a si mesmo) faz visitas frequentes a Eric, tornando-se uma espécie de conselheiro do carteiro. O britânico Ken Loach (que está no Dicas de Cinéfilo com seu segundo filme Kes) mostra em À PROCURA DE ERIC o que há de bom no esporte mais cultuado do mundo. Eric usa a imagem heróica de seu jogador favorito como motivação para organizar sua vida e, como entrega o título, encontrar a si mesmo. Ao mesmo tempo, existe a união afetiva dos personagens através do futebol, e isso fica destacado em cenas bem humoradas e às vezes emocionantes em que o grupo se ajuda em conjunto. Apesar do tom pesado e cru, o filme é bastante cômico graças à relação de Eric com seu mentor e com seus amigos, e os ótimos atores navegam entre o drama e a comédia com facilidade, inclusive Eric Cantona. Um filme sobre superação sem os clichês desse tipo de história.

Enquanto a sessão de À PROCURA DE ERIC estava lotada, na barraquinha da esquina o filme já se encontrava disponível em DVD pirata, assim como vários outros filmes que ainda nem entraram em cartaz. A forma que a Mostra encontrou para atrair o interesse dos fãs de torrent e emule foi disponibilizar filmes da Mostra desse ano para download, ao menos para os 300 primeiros que pedirem autorização, incluído na lista o pernambucano Um Lugar Ao Sol. Descubra mais em http://www.mostra.org/.

Por Filipe Marcena
Cotação: BOM
Visto em 23/10 no Unibanco Arteplex

Um comentário:

Heber Costa disse...

Já assisti alguns filmes de Ken Loach. Acho ele um cineasta bastante sóbrio e que tem uma idéia muito clara do que quer em cada filme. "Terra e Liberdade" é certamente meu favorito, mas "Ventos da Liberdade" também é bom. Gostaria de ter visto "Pão e Rosas"...