sábado, outubro 16, 2010

Mostra SP 2010


> Próxima sexta-feira 22 de outubro começa a maratona cinematográfica na cidade de São Paulo com a 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O Kinemail estará lá, cobrindo o máximo possível dos mais de 400 filmes em exibição nas mais de 20 salas participantes. Esse ano a Mostra traz retrospectiva do diretor francês F. G. Ossang, do armênio Serge Avedikian, faz homenagens a Bent Hamer, à atriz alemâ Hanna Schygulla e exposições com fotos de Wim Wenders e storyboards originais de Akira Kurosawa. A 34ª Mostra SP tem dois cartazes oficiais, assinados por Wim Wenders e Akira Kurosawa.



Na programação, ainda incompleta, alguns filmes que prometem lotar as concorridas sessões. Manoel de Olivera e O Estranho Caso de Angélica abrem a festa. Sofia Coppola apresenta o vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Um Lugar Qualquer, enquanto Apichatpong Weerasethakul (acertei?) traz a Palma de Ouro 2010, Tio Boome, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas. Entre outros vencedores de Cannes estão Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami, vencedor do prêmio de melhor atriz para Juliette Binoche, o melhor diretor Mathieu Amalric e seu Turnê, e Poesia, de Chang-dong Lee, vencedor de melhor roteiro. O documentário Exit Through The Gift Shop traz a versão cinematográfica do genial artista plástico Banksy, equanto a ficção Gainsbourg – Vida Heróica cinebiografa as aventuras de Serge. Da Índia, Peepli Live e Udaan são as aguardadas atrações. Já Hollywood vem com Atração Perigosa, elogiado segundo filme do agora diretor Ben Affleck, Você Vai Conhecer O Homem de Seus Sonhos de Woody Allen, Machete de Robert Rodriguez, e os indies Cyrus, dos irmãos Duplass, Minhas Mães e Meu Pai, de Lisa Cholodenko, e Sentimento de Culpa, de Nicole Holofcener.



Os ingleses A Última Estação (indicado a dois Oscar) e Não Me Abandone Jamais, de Mark Romanek, já chegam calibrados, assim como os franceses MicMacs (Jean-Pierre Jeuneut), Potiche (François Ozon), Os Amores Imaginários (Xavier Dolan) e Socialismo de Godard. A animação O Mágico, de Sylvain Chomet, deve criar longas filas. Des Homme et de Dieux (Xavier Beuvois), Caterpillar (Koji Wakamatsu), My Joy (Serguei Loznitsa), A Nossa Vida (Danielle Lucheti), A Árvore (Julie Bertucelli) e The Housemaid (Sang-soo Im) devem atrair os cinéfilos antenados nos festivais. Do Brasil, Bróder de Jefferson De, A Suprema Felicidade de Arnaldo Jabor, e Lope de Andrucha Waddington, são as principais atrações até agora. Pernambuco está representado pelo documentário Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro. Alguns títulos ausentes dessa pré-lista foram sentidos, como os que foram exibidos no FestRio (O Assassino Dentro de Mim de Michael Winterbottom, A Vida Durante a Gurerra de Todd Solondz, Um Homem Misterioso de Anton Corbjin, Carancho de Pablo Trapero, Scott Pilgrim Contra O Mundo de Edgar Wright) e que logo devem ser confirmados, assim como outros filmes aguardados e que podem ter sua estreia oficial no Brasil durante a Mostra (A Rede Social de David Fincher, Fair Game de Doug Liman, Another Year de Mike Leigh, Tamara Drewe de Stephen Frears, Winter’s Bone de Debra Granik, melhor filme em Sundance, e Black Swan de Darren Aronofsky).

Confira os filmes confirmados e outras informações no site oficial da Mostra. Leia em http://www.mostra.org/
E acompanhe nossa cobertura com notícias e críticas aqui, a partir de sexta-feira 22.

Um comentário:

Jurandy disse...

Quem vocês tenham uma overdose de bons filmes.