sábado, setembro 23, 2006

Festival do Rio: 300 filmes em duas semanas

Maiores expectativas

O Festival do Rio 2006 dá início às suas atividades nessa sexta-feira (22/09) e o Kinemail se prepara para mais uma cobertura do evento, que é, ao lado da Mostra de São Paulo, a maior vitrine para o cinema internacional no Brasil.

Como todos os anos, com perdão do clichê, o Festival promove uma maratona de duas semanas, com mais de 300 filmes exibidos em cinemas espalhados por todo Rio de Janeiro. Dar conta de tamanha programação é atividade árdua, a começar pela seleção do que assistir. Existem as referências de outros festivais (esse ano, o Festival do Rio traz praticamente toda a mostra competitiva de Cannes 2006) e da crítica internacional, mas nada que possibilite um guia real do que espera o cinéfilo nos cinemas cariocas.

Entre os filmes mais esperados, estão sim os que fizeram parte das seleções dos principais festivais internacionais. De Cannes, temos 16 dos vinte filmes da mostra competitiva, entre eles o ganhador da Palma de Ouro The Wind That Shakes the Barley (já com distribuição garantida para o Brasil). De Veneza 2006, serão exibidos filmes com grande repercussão de crítica, como A Rainha, novo trabalho de Stephen Frears, com e A Estrela que Não É, de Gianni Amélio (As Chaves de Casa). De Berlim, A Última Noite (Robert Altman) e A Promessa (Chen Kaige), enter outros.

Voltando a dar ênfase à mostra retrospectiva de um cineasta, o Festival do Rio promove uma seleção de filmes de Luchino Visconti, exatamente no ano de centenário de nascimento do italiano. Na seleção, títulos inesquecíveis como Rocco e Seus Irmãos e Morte em Veneza, e filmes sem cópia no Brasil, como Vagas Estrelas da Ursa, Sedução da Carne e Violência e Paixão. Exibidos no Odeon, farão a festa dos cinéfilos.

Também entre as atrações cult, teremos uma mostra de Ficção Científica mexicana das décadas de 50 e 60, filmes povoados por múmias astecas e lutadores de luta livre travestidos de heróis intergaláticos.

Entre as maiores expectativas:

- The Host – exibido no último festival de Cannes, sobre família que combate um monstro do lado, promete representar bem as trangressões de gênero do novo cinema coreano.
- O Céu de Suely – novo e aguardado filme de Karin Aïnouz
- Dalia Negra – Brian de Palma seguindo nova onde de filmes noir nos Estados Unidos.
- A Scanner Darkly – de Richar Linklater, também no festival com Fastfood Nation.
- O Crocodilo (Il Caimano) – a cruzada de Nanni Morreti contra Silvio Berlusconi. Primeiro filme do italiano depois de O Quarto do Filho.
- El Laberinto Del Fauno – incursões no fantástico do deveres interessante español Guillermo Del Toro
- Flandres – de Bruno Dumont (A Humanidade)
- Volver – Almodóvar sempre entre as maiores expectativas.
- A Comédia do Poder – de Claude Chabrol
- A Última Noite – de Robert Altman
- Juventude em Marcha – de Pedro Costa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito